segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Ser laico não é ser Anti-Religioso"


Notícias

24/08/2009 - CNBB: "SER LAICO NÃO É SER ANTI RELIGIOSO"

Brasília, 24 ago (RV): O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, defendeu ontem a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do país, e afirmou que o veto por ação judicial contra os símbolos religiosos nas repartições públicas brasileiras é um ato de violência.
Apelar para a questão do Estado laico e da sociedade pluralista, e apagar todos os elementos incorporados na cultura brasileira é uma violência afirmou Dom Geraldo à Agência Brasil. Em julho, o Ministério Público Federal em São Paulo pediu uma ação civil para retirar todos os símbolos religiosos fixados em edifícios públicos.
A maior parte da população brasileira é católica e a história do país está fortemente marcada pela presença religiosa defendeu o arcebispo de Mariana, MG.
Correntes contrárias à disposição de símbolos religiosos em repartições públicas apontam que o Brasil é um país constitucionalmente laico, e que essa atitude impõe o catolicismo e atenta contra a liberdade religiosa proclamada na própria Constituição.
Em relação às aulas de religião, estão previstas na Constituição de 1988. O acordo entre o governo brasileiro e o Vaticano, que está tramitando no Congresso Nacional, estabelece o ensino católico e de outras doutrinas. Neste sentido, Dom Geraldo descartou que o acordo privilegie a Igreja: O que a Igreja Católica pede para si, ela também pede para as demais denominações, ressaltou.
O presidente da CNBB afirma que a religião é parte importante no processo educacional: Uma educação integral envolve também o aspecto da dimensão religiosa ao lado das outras dimensões da vida humana .Segundo Dom Geraldo, o fato do Estado Brasileiro ser laico não significa ser Estado anti religioso, nem Estado ateu. A presença da fé nas salas de aula estaria de acordo com a formação cultural da sociedade brasileira. O Estado é laico, mas a sociedade não é laica. Os alunos não são ateus ressalvou.(CM)
Fonte : Radio Vaticano (extraido de http://www.portalsantoantonio.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário